ITAÚBA

Mezilaurus itauba (Meisn.) Taub.

CARACTERÍSTICAS GERAIS: cerne amarelo-esverdeado, quando recém serrado, tornando-se castanho-esverdeado-escuro; cheiro agradável, levemente adocicado, e gosto imperceptível; densidade alta; grã ondulada ou revessa; textura média; superfície irregularmente lustrosa.

DENSIDADE: 

SECAGEM: A secagem ao ar é lenta e difícil, porém sem causar alta incidência de defeitos. A secagem artificial é reportada como lenta, com ocorrência acentuada de rachaduras e moderada de empenamentos. Não há indicação de programas específicos para a Madeira de itaúba. 

TRABALHABILIDADE: A Madeira de itaúba é moderadamente difícil de ser trabalhada, tanto com ferramenta manuais como com máquina, devido à presença de sílica; porém permite bom acabamento.

DURABILIDADE: A madeira de ITAÚBA-PRETA, em condições adversas, é considerada de resistência muito alta ao ataque de organismos xilófagos, segundo observações práticas a respeito de sua utilização.

PRESERVAÇÃO: A madeira de ITAÚBA-PRETA, com poros obstruídos por óleo-resina e tilos, quando submetida a tratamento sob pressão, deve apresentar muito baixa permeabilidade às soluções preservantes.

USOS:

Construção civil:
Pesada externa: pontes, dormentes ferroviários, postes, cruzetas, defensas
Pesada interna: vigas, caibros, tesouras,
Leve em esquadrias: batentes, janelas
Assoalhos: tábuas, tacos
Mobiliário:
Utilidade geral: móveis estândar, partes internas de móveis inclusive daqueles decorativos.

OUTROS USOS:
Implementos agrícolas, transporte, peças torneadas, embarcações

CONTATO
contato@samise.com.br
+55 91 3085.1147

ENDEREÇO
Av. Serzedelo Corrêa, 805 - sala 808
Batista Campos - Belém-PA - 66033-770