TAUARI

Couratari stellata  A.C.Smith

CARACTERÍSTICAS GERAIS: Cerne e alburno indistintos pela cor; branco-amarelado a bege-amarelado-claro; brilho Moderado a bege-amarelado-claro, brilho moderado, cheiro variável de pouco perceptível, neste caso, desagradável, gosto levemente amargo; densidade média; macia ao corte; grã direita; textura média.

DENSIDADE: Aparente a 12% de umidade (ρap,12): 610 kg/m3

SECAGEM:  A velocidade da secagem ao ar é moderada, com leve tendência ao empenamento e rachaduras superficiais. A secagem em estufa é rápida, sem defeitos significativos.

TRABALHABILIDADE: A madeira de tauari é moderadamente macia ao corte, apresentando um bom acabamento, apesar de às vezes a superfície ficar com aparência felpuda. Algumas espécies possuem sílica, o que contribui para desgastar as ferramentas.

DURABILIDADE: Apresenta baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos (fungos e cupins). Algumas espécies apresentam tendência a manchar (mancha azul), ocasionda por fungos manchadores, devendo ser utilizadas secas e protegidas da umidade.

USOS: portas, janelas, venezianas, ripas, partes secundárias de estruturas, cordões, guarnições, rodapés, forros e lambris.

Outros Usos:
móveis estândar, estruturas e partes internas de móveis, lâminas, compensados, embalagens, peças encurvadas.

CONTATO
contato@samise.com.br
+55 91 3085.1147

ENDEREÇO
Av. Serzedelo Corrêa, 805 - sala 808
Batista Campos - Belém-PA - 66033-770