SUCUPIRA PRETA

Diplotropis purpurea (Rich.) Amshoff

CARACTERÍSTICAS GERAIS: cerne marrom-chocolate quando recém-cortado, tornando-se marrom-escuro após a secagem; apresenta faixas estreitas de um marrom mais claro, resultando em um aspecto fibroso característico. Alburno estreito, acinzentado ou cinza-rosado, claramente diferenciado do cerne. Grã levemente revessa, textura média a grossa, brilho moderado, cheiro imperceptível e gosto indistinto.

DENSIDADE: madeira pesada, com densidade a 12% de umidade de 1.010 kg/m 3 e densidade verde de 1.220 kg/M3. SECAGEM: secagem ao ar muito difícil, apresentando tendência a rachaduras de topo leves e a empenamentos. Secagem em estufa muito rápida, com tendência moderada a rachaduras e torcimento médios, no programa de secagem 3.

TRABALHABILIDADE: moderadamente difícil de ser trabalhada. Bom comportamento na serra, mas de difícil aplainamento devido à grã revessa. Fácil de ser torneada, resultando em excelente acabamento. Elevada capacidade de retenção de parafusos e aceita satisfatoriamente verniz ou polimento, desde que seja primeiramente aplicado um selador para o enchimento dos poros da madeira.

DURABILIDADE: durável e resistente ao ataque de fungos e cupins de madeira seca. Baixa resistência às brocas marinhas.

PRESERVAÇÃO: alburno fácil de ser preservado e cerne não tratável com creosoto e nem com CCA-A, mesmo em tratamentos sob pressão.

USOS: móveis, laminados decorativos, esquadrias, Iambris, assoalhos, vigas, caibros, ripas, cruzetas, dormentes, pontes e outros.

CONTATO
contato@samise.com.br
+55 91 3085.1147

ENDEREÇO
Av. Serzedelo Corrêa, 805 - sala 808
Batista Campos - Belém-PA - 66033-770